Air Bag - Questões frequentemente colocadas


Confira algumas perguntas frequentes sobre o AirBag, veja o que são lendas e o que são fatos

Q Como é que eu sei se um veículo está equipado com airbags?
A As tampas ou revestimentos são claramente identificados com o logotipo "Airbag" ou "SRS"; além disso, existem etiquetas de aviso colocadas em lugares facilmente visíveis - consulte os capítulos específicos sobre o veículo.
Q Para accionar os airbags e os pré-tensores são usados explosivos. Estes explosivos não são perigosos?
A Não; a força explosiva usada para accionar os airbags e os pré-tensores é contida e dissipa-se dentro dos componentes; após a activação, dispersa-se sem qualquer efeito nocivo. Os ferimentos só acontecem em caso de manuseamento incorrecto ou abusivo.
Q Os dispositivos pirotécnicos contêm alguma carga química que possa explodir se o veículo se incendiar?
A Não; em caso de incêndio poderá acontecer que os dispositivos sejam accionados pelo fogo, mas esse accionamento dar-se-á da forma normal.
Q Os pessoal de socorro tem de aguardar até 30 minutos antes de se aproximar de um veículo cujo(s) airbag(s) tenha(m) sido insuflado(s)?
A Não; qualquer "fumo" que possa ver-se é inofensivo e pode ser ignorado. Os trabalhos de socorro deverão iniciar-se imediatamente.
Q O interior de um veículo em que se deu a insuflação de um airbag fica contaminado com resíduos tóxicos?
A Não; quaisquer resíduos de pó que possam ver-se não são tóxicos e consistem essencialmente em pó de talco e amido. Poderão irritar a pele e os olhos, mas estes efeitos são passageiros. Como medida de precaução, deve usar-se luvas e vestuário de protecção para manusear airbags insuflados.
Q Desligar a bateria poderá fazer com que o(s) airbag(s) sejam insuflados (imediatamente ou após uma curta pausa)?
A Não, ao desligar-se a bateria desactiva-se o sistema e o(s) airbag(s) não pode(m) ser insuflados.
Q Os fios, cabos e fichas do sistema de segurança suplementar têm todos a cor de código amarela?
A Não; embora muitos veículos usem cabos ou mangas isoladoras amarelas para identificar a cablagem do sistema de segurança suplementar, não se trata de uma medida universal. Não assuma que os cabos que não são amarelos não estão ligados ao sistema de segurança suplementar.
Q Preciso de ter instalações especiais e uma licença de produtos explosivos para armazenar airbags e pré-tensores não activados?
A Sim; as leis relativas ao armazenamento de produtos explosivos são muito rigorosas; informe-se junto da corporação de bombeiros, dos serviços de inspecções comerciais ou do departamento de saúde ambiental - consulte a secção "Armazenamento e manuseamento".
Q Os airbag(s) podem ser acidentalmente insuflados devido a choques ligeiros ao estacionar, a içar o veículo ou outros de importância menor?
A Não; o sistema de segurança suplementar foi concebido por forma a assegurar que os airbags e os pré-tensores só são accionados se se verificar um conjunto de circunstâncias muito bem controladas; assim, a possibilidade de accionamento devido a "embates ligeiros", etc., é eliminada.
Q Os airbags e os pré-tensores podem ser activados por trabalhos de reparação efectuados no veículo?
A Sim; potencialmente, pancadas fortes, curto-circuitagem de fios e outras operações de reparação podem provocar o accionamento do sistema de segurança suplementar, mas se forem respeitadas normas de segurança simples essa possibilidade é eliminada - consulte as Normas de segurança e os capítulos referentes ao modelo.
Q Podem efectuar-se soldaduras junto dos componentes do sistema de segurança suplementar?
A Sim, mas antes deverá desactivar-se o sistema e desligar-se e desmontar-se os componentes adjacentes. A cablagem também deverá ser toda desmontada ou protegida de calor excessivo.
Q � necessário observar algumas precauções especiais ao limpar o interior de um veículo equipado com sistema de segurança suplementar?
A Embora os componentes do sistema de segurança suplementar estejam bem protegidos, não deve deixar-se entrar água para os conjuntos.
Q Como é que eu sei se os airbags sofreram insuflação ou não?
A Se o revestimento estiver intacto, o airbag não sofreu insuflação; se se tiver dado insuflação, o saco estará pendurado fora do volante ou do painel de instrumentos, vazio.

Notícias Automobilismo | Últimas Notícias do Mundo dos Autos

Tudo Sobre Transmissão | Visite Nossa Biblioteca Técnica Automotiva

  • Mecânica Básica
  • Como funciona um câmbio AT?
  • Transmissão Automática o Segredo!
  • Grande aula sobre Transmissão
  • Biblioteca do Reparador
  • Dados técnicos de Câmbios
  • Esquemáticas de Câmbios
  • Aulas básicas de reparação

Fale Conosco / Contato | Nossa Equipe Está Pronta para Ajudar

Email
Assunto
Mensagem
You are here: Página Inicial Você está: Biblioteca Você está: Air Bag Você está: Air Bag - Questões frequentemente colocadas