Airbags - Recomendações de segurança - SRS


Airbags (Sistema de segurança suplementar - SRS)

Muitos dos modelos descritos nesta base de dados são equipados de série com airbags. O trabalho em veículos equipados com este sistema tem de ser executado com extremo cuidado, a fim de evitar que o airbag seja acidentalmente insuflado, o que poderia resultar em ferimentos pessoais. A realização de trabalhos não autorizados no sistema poderá resultar na sua avaria ou causar o insuflamento acidental de airbags.

NOTA: Toda a cablagem relacionada está coberta por uma tampa exterior amarela.

Cerca de 5-10 segundos depois de o motor ser ligado, a luz AIR BAG deverá apagar-se. Se assim não acontecer, existe uma avaria no sistema. O sistema deverá ser verificado e a avaria rectificada por um técnico com competência para fazê-lo antes que qualquer outro trabalho seja feito.

  • NUNCA tente testar o sistema com um multímetro.
  • NUNCA modifique nem desligue a cablagem do airbag.
  • NUNCA faça ligações suplementares a qualquer parte da cablagem ou a terminais do sistema.
  • SEMPRE que trabalhar em componentes ou sistemas junto do airbag, certifique-se de que a cablagem do airbag não ficou presa nem sofreu qualquer tipo de dano.

Parte eléctrica

CUIDADO: Para evitar que o motor seja ligado e que sejam causados danos no(s) catalisador(es), desligue a(s) ficha(s) múltipla(s) do(s) injector(es) antes de efectuar testes de rodagem.

  • Certifique-se SEMPRE de que a bateria está bem ligada antes de tentar ligar o motor.
  • NUNCA tente ligar o motor utilizando uma fonte de alimentação com mais de 12 Volt como, por exemplo, um carregador rápido (16 Volt) ou ligando duas baterias em série (24 Volt). Desligue SEMPRE a bateria antes de carregá-la.
  • NUNCA desligue a bateria com o motor a trabalhar.
  • NUNCA ligue a bateria com a polaridade invertida.
  • NUNCA desligue ou toque nos cabos de alta tensão com o motor a ser rodado ou a trabalhar.
  • NUNCA ligue nem desligue o módulo de controlo do motor (ECM) ou qualquer componente do sistema de injecção de combustível com a ignição ligada.
  • NUNCA desligue a ficha múltipla do módulo de controlo do motor no espaço dos 30 segundos que se seguem a desligar a ignição.
  • NUNCA ligue nem desligue multímetros, voltímetros, amperímetros ou ohmímetros com a ignição ligada.
  • NUNCA inverta a polaridade da bomba de combustível.
  • Certifique-se SEMPRE de que todas as ligações eléctricas estão em bom estado e a fazer bom contacto, PRINCIPALMENTE a ficha do módulo de controlo do motor.
  • Desligue SEMPRE a bobina de ignição, o módulo de controlo do motor e o relé/fusível da bomba de combustível antes de realizar um teste de compressão.
  • NUNCA ligue brevemente um cabo ou circuito à massa para confirmar que existe continuidade.
  • Os sistemas de ignição modernos funcionam com tensões muito elevadas, as quais, caso se verifique contacto eléctrico, podem causar danos graves em componentes transistorizados como, por exemplo, relógios de pulso. Por conseguinte, as pessoas que tenham pacemakers não deverão nunca efectuar quaisquer trabalhos que envolvam sistemas de ignição. Além do perigo de choque eléctrico, existem outros perigos como o de movimentos corporais súbitos e incontrolados que provoquem o contacto involuntário com componentes móveis do motor como sejam pás de ventoinhas, polias e correias de accionamento.
  • Certifique-se SEMPRE de que quaisquer peças do sistema de combustível ou de ignição que forem substituídas são adequadas para o fim em questão. Muitas unidades são semelhantes exteriormente, mas diferem internamente.

Parte mecânica

CUIDADO: A fim de minimizar o perigo de incêndio, o sistema de combustível tem de ser despressurizado antes de se desligarem quaisquer dos seus tubos ou componentes.

  • Desligue SEMPRE o distribuidor antes de efectuar um teste de pressão ou de débito da bomba de combustível.
  • EVITE o perigo de incêndio - antes de verificar os injectores ou qualquer outro componente do sistema de injecção que possa causar a presença de combustível no compartimento do motor ou perto, desligue SEMPRE a fonte de alimentação da bobina de ignição e ligue sempre à massa o cabo de alta tensão da bobina, para que NÃO POSSAM ser emitidas faíscas de alta tensão.
  • EVITE o perigo de incêndio - NUNCA trabalhe no sistema de injecção a FUMAR ou junto de CHAMAS NUAS.
  • Quando trabalhar no sistema de combustível, tenha SEMPRE um extintor de incêndio à mão.
  • Certifique-se SEMPRE de que equipamento de teste, ferramentas e principalmente peças de vestuário estão bem afastados de peças móveis e de que não há possibilidade de caírem no compartimento do motor, em resultado da vibração, com este a trabalhar.

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