Recomendações de segurança - Ar condicionado Automotivo

  • Sempre que trabalhar com qualquer tipo de sistema de ar condicionado, observe as recomendações de segurança que se seguem, a fim de evitar causar danos nos componentes e sofrer ferimentos pessoais. As presentes recomendações constituem um suplemento àquelas fornecidas com o equipamento ou o material. Siga sempre as recomendações de segurança fornecidas pelo fabricante ou pelo distribuidor do equipamento a ser usado.
  • Poderá obter informações adicionais sobre saúde e segurança junto dos fabricantes e distribuidores de equipamento, refrigerante e produtos lubrificantes.

Airbags (Sistema de segurança suplementar - SRS)

Muitos dos modelos descritos neste manual são equipados de série com airbags. O trabalho em veículos equipados com esse tipo de sistema tem de ser executado com extremo cuidado, a fim de evitar que o airbag seja acidentalmente insuflado, o que poderia resultar em ferimentos pessoais.

Quaisquer trabalhos não autorizados no sistema poderão resultar na sua avaria ou no insuflamento acidental de airbags.

NOTA: Toda a cablagem relacionada poderá estar coberta por uma tampa exterior amarela.

Cerca de 5-10 segundos depois de o motor ser ligado, a luz avisadora de AIRBAG deverá apagar-se. Se assim não acontecer, existe uma avaria no sistema. A avaria deverá ser rectificada antes de se efectuarem quaisquer outros trabalhos.

  • NUNCA tente testar o sistema com um multímetro.
  • NUNCA adultere nem desligue a cablagem do airbag.
  • NUNCA faça ligações adicionais em qualquer parte da cablagem ou em terminais do sistema.
  • Quando trabalhar em componentes ou sistemas perto do airbag, certifique-se SEMPRE de que a cablagem do airbag não ficou trilhada nem sofreu qualquer tipo de dano.
  • Para mais informações, consulte a secção sobre airbags e pré-tensores dos cintos de segurança.

Parte eléctrica

  • Antes de ligar o motor certifique-se SEMPRE de que a bateria está bem ligada.
  • NUNCA tente ligar o motor utilizando uma fonte de alimentação com mais de 12 Volt como, por exemplo, um carregador rápido (16 Volt) ou ligando duas baterias em série (24 Volt). Desligue SEMPRE a bateria antes de carregá-la.
  • NUNCA desligue a bateria com o motor a trabalhar.
  • NUNCA ligue a bateria com a polaridade invertida.
  • NUNCA desligue ou toque nos cabos de alta tensão com o motor a ser rodado ou a trabalhar.
  • NUNCA ligue ou desligue o módulo de controlo do motor, o módulo de controlo do ar condicionado ou qualquer outro módulo de controlo com a ignição LIGADA.
  • NUNCA desligue quaisquer fichas múltiplas de módulos de controlo sem deixar passar 30 segundos após desligar a ignição.
  • NUNCA ligue brevemente um cabo ou circuito à massa para confirmar que existe continuidade.
  • NUNCA tente rodar ventoinhas eléctricas do radiador/condensador à mão com a bateria ligada. Algumas podem começar a funcionar automaticamente em qualquer altura, mesmo com a ignição desligada.
  • Certifique-se SEMPRE de que quaisquer peças do sistema de ar condicionado que sejam substituídas são adequadas para a aplicação a que se destinam. Muitas unidades são semelhantes exteriormente, mas diferem internamente.

Circuito do refrigerante

  • Use SEMPRE vestuário de protecção adequado, incluindo luvas de fluorelastómero (luvas de cabedal ou de tecido não são apropriadas para trabalhos de assistência em qualquer parte do sistema de refrigerante).
  • Use SEMPRE óculos de protecção; uma fuga de refrigerante pode causar feridas graves (ulceração causada pelo frio) em qualquer parte da pele que não esteja protegida e em particular nos olhos.
  • NUNCA preste assistência ou repare circuitos de refrigerante do ar condicionado a fumar, junto de chamas nuas ou junto de superfícies quentes. Embora sob circunstâncias normais os refrigerantes não sejam venenosos, uma descarga junto de uma chama nua ou uma superfície quente poderia resultar na produção de gases tóxicos (flúor, oxicloreto de carbono).
  • NUNCA preste assistência ou repare circuitos de refrigerante do ar condicionado em áreas fechadas, junto do piso ou em fossas. Embora o refrigerante não seja tóxico, é mais pesado do que o ar e fará deslocar o ar em torno da área em que o refrigerante for libertado, provocando sufocação.
  • Mantenha SEMPRE boas condições de ventilação na área em que o refrigerante é manuseado.
  • NUNCA liberte deliberadamente refrigerante para a atmosfera. Trata-se de uma acção ilegal e prejudicará o ambiente.
  • Descarregue SEMPRE o refrigerante do sistema de ar condicionado para um sistema de recuperação aprovado.
  • Quando utilizar uma fonte luminosa de raios ultravioleta, use SEMPRE óculos de protecção para evitar sofrer danos na visão.
  • NUNCA utilize ar comprimido para testar o circuito de refrigerante relativamente a fugas. Sob certas condições, o óleo do refrigerante existente no sistema poderá entrar em combustão.
  • NUNCA manuseie óleo do refrigerante sem luvas apropriadas. Este pode conter ácidos e o óleo glicol de polialquileno (PAG) é absorvido através da pele.
  • NUNCA utilize refrigerantes não aprovados. Qualquer outra substância que entre no sistema pode reagir quimicamente com o refrigerante ou com os componentes do sistema e causar problemas. A utilização de gás butano pode causar explosão e resultar em ferimentos pessoais.
  • NUNCA deverá soldar, utilizar um maçarico ou aplicar calor excessivo no circuito do refrigerante ou perto dele, quer este esteja cheio, quer não.

Manuseamento seguro de recipientes/garrafas de enchimento de refrigerante

Cumpra sempre as seguintes instruções:

  • Mantenha fora do alcance das crianças.
  • Guarde em local fresco, mas protegido de geada.
  • Não exponha a fontes de calor (incluindo água quente), à luz solar ou a temperaturas superiores a 50°C.
  • Durante o enchimento, não manuseie recipientes húmidos com as mãos desprotegidas.
  • Transporte na vertical.
  • Não deixe cair.
  • Não encha excessivamente recipientes pressurizados – deixe espaço para a dilatação.
  • Certifique-se sempre de que os recipientes estão bem fechados.
  • Cumpra sempre a legislação local/nacional aplicável.

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