Óleo do Motor – Você está fazendo isso direito?

Se você não tomar cuidado, as propagandas e o achismo podem colocar a durabilidade do motor de seu carro em risco!

Um usuário chamado Spixo, que prestigia nosso projeto, fez um comentário interessante em um de nossos  Hangouts diários, que vai ao ar de segunda a sexta ás 22hs. Ele nos presenteou com uma sábia observação que diz “No liquido de radiador que necessita de aditivo, os proprietários não colocam nada, e no óleo de motor que nada deve ser adicionado, o povo coloca um monte de porcaria”. Esse sábio comentário ilustra o problema provocado pelo ACHISMO praticado na manutenção automotiva.

A montadora Honda reforça a recomendação de que  o usuário não coloque qualquer tipo de aditivo no óleo do motor com a possibilidade de perda da garantia do mesmo, ou seja, ela não recomenda e ainda avisa com letras garrafais que a prática de adicionar aditivos é  prejudicial. A Honda ainda alerta para que o usuário não adicione qualquer tipo de aditivo de combustível desses que são vendidos em auto peças ou postos de gasolina, pois informa que isso não trás qualquer benefício ao motor e que tal prática pode ocasionar danos que não são cobertos em garantia. Esses avisos podem ser encontrados no manual do Honda Fit 2013, o que prova que essa informação não é ultrapassada, e para nossa felicidade a Honda disponibiliza os manuais gratuitamente no site dela e você pode clicar aqui para acessar diretamente os manuais e muitas outras dicas e recomendações de nosso site.

Uma dúvida que se repete em nossos fóruns, comentários e hangouts é sobre a possibilidade de se utilizar um lubrificante diferente ao recomendado pelo manual, na intenção de se prolongar a vida do motor, e por isso respondemos abaixo as questões mais recorrentes.

A adição de aditivos aumenta a vida útil do motor?

R: A adição de aditivos não é utilizada por montadoras na construção dos motores e não é feita de forma oficial nas concessionárias, o que seria até mesmo interessante se o resultado fosse positivo.

Aplicar um lubrificante mais viscoso pode aumentar a vida útil de um motor?

R: A aplicação de um lubrificante mais viscoso do que o recomendado não aumentará a vida útil do motor e deve-se evitar tal prática em motores altamente rodados que ainda não apresentam folgas.

Aplicar um lubrificante mais viscoso no momento que o motor já está fumando ou batendo é permitido?

R: Essa prática é útil somente quando o caso é extremo, mas é preciso levar em conta que apenas uma parte do motor pode estar com grande folga, e outras não, e por isso é que essa prática é extremamente indicada para o chamado “quebra galho”, mas somente após profunda análise de um profissional, já que o correto é sempre a realização do reparo ou até mesmo de uma boa retífica. Um caso possível, por exemplo, é de que apenas um mancal de biela esteja solto, onde,  se o usuário aplicar um óleo de alta viscosidade, este vai prejudicar a lubrificação de componentes que não estão gastos ou com folga suficiente para operar corretamente com um óleo mais viscoso, e por isso reforçamos a necessidade de uma boa análise por um profissional reparador.

Posso trocar o óleo mineral por semi sintético sem trocar o filtro?

R: A troca do óleo do motor deve ser feita sempre com base na indicação do manual do fabricante, mas nós da Doutor Carro sugerimos a troca do filtro em todas as trocas de óleo como uma garantia de que todas as substâncias retidas no filtro não passem a manter contato com o novo lubrificante. Indicamos ainda que para corrigir uma inversão de lubrificante, basta apenas trocar o filtro junto.

Quanto tempo dura o óleo do motor?

R: O lubrificante dura 1 ano no máximo, e isso vale para motor com muito ou pouco uso. Em motores que operam em regimes severos como acontece nos que pegam muito trânsito, nós recomendamos que a troca do óleo seja feita na metade do tempo indicado pelo fabricante, afinal o óleo é barato, e a melhor forma de proporcionar durabilidade ao motor é não dar mancada com o lubrificante. Indicamos ainda que o filtro seja trocado em todas as trocas de óleo e que o filtro seja de marca homologada por montadora, pois existem filtros de baixa qualidade no mercado que prometem, mas não cumprem as especificações do fabricante!

Combustível adulterado danifica o óleo?

R: Sim, o combustível adulterado é um dos maiores vilões depois da falta de manutenção em se tratando de lubrificação.

O que provoca a formação de borra no motor?

R: A borra é a solidificação do óleo do motor. O lubrificante pode se solidificar por oxidação, degradação e contaminação. A oxidação e a degradação acontecem quando o proprietário não troca o óleo. Isso vale para óleos minerais, semi-sintéticos ou sintéticos.É preciso lembrar ainda, que quando um motor que não atinge sua temperatura ideal de trabalho, pode sofrer danos em sua lubrificação, já que o óleo também possui sua temperatura indicada de trabalho, e a causa mais comum, é a remoção, ou danos na válvula termostática entre outros componentes do sistema de refrigeração incluindo a falta de aditivo no sistema de arrefecimento.

A formação de borra também está diretamente ligada á prática criminosa de postos que batizam o combustível com solventes que agridem o lubrificante do motor, por isso reforçamos que o proprietário passe a trocar o óleo sempre antes de seu vencimento em condições normais de uso, ou ainda, que troque o óleo na metade do tempo em condições severas, como o uso em cidades com muito trânsito sem nunca deixar de trocar o filtro em todas as trocas.

O manual do meu carro indica a troca do óleo com 20mil quilômetros, o que fazer?

R: O manual não está errado, pois ele tem como base a utilização de um combustível eficiente, o que foge da realidade brasileira, que tem que lidar com a festa do batismo do combustível e da falta de fiscalização que tornam esse crime tão lucrativo em nosso querido País.

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