Confira dicas para preservar o seu carro

Muitos de nós temos maus hábitos ao volante e em relação ao carro sem nem sequer nos darmos conta disso. O problema é que algumas manias desgastam precocemente o veículo e exigem manutenção antes do previsto.

Para evita-las, listamos abaixo costumes mais comuns que devemos deixar de lado e uma breve descrição de como isso pode prejudicar o automóvel ou o condutor.

Não segure o automóvel na embreagem: controlar o veículo com a embreagem numa subida faz com que o platô não pressione o disco de embreagem contra o volante do motor. Isso acaba provocando um deslizamento entre o disco e o volante, prejudicando os componentes da embreagem, com possibilidade até de comprometer partes do motor.

Não vire o volante com o veículo parado: força desnecessariamente a caixa de direção, diminuindo sua vida útil, além de gastar os pneus e as buchas de suspensão.

Espere o motor aquecer em marcha lenta: esta prática, além de inútil em carros com injeção eletrônica (bicombustível ou não), prejudica o rolamento do eixo primário da caixa de mudanças por conta da alta temperatura com o veículo parado. É um hábito herdado dos primeiros carros a álcool que surgiram no país, quando era necessário esse aquecimento em marcha lenta.

Lave o motor: o motor com injeção eletrônica e outros componentes elétricos não foi feito para receber água em alta pressão. Quando é lavado com jato de água, o motor pode ter seus conectores soltos ou sofrerem oxidação, exigindo a troca do chicote.

Deixe o tanque quase vazio: andar muito tempo com o combustível na reserva pode prejudicar a bomba de combustível e as válvulas injetoras, em função das impurezas do combustível, depositadas no fundo do tanque.

Dirija com a mão sobre a alavanca do câmbio: se você tem a mania de deixar a mão sobre o câmbio e movimentá-lo repetidas vezes, isso pode fazer com que as engrenagens se desgastem mais rapidamente.

Mantenha o pé apoiado na embreagem: pelo mesmo princípio do item anterior, ao deixar o pé apoiado no pedal de embreagem, você acaba fazendo uma pressão desnecessária que causa um desgaste prematuro.

Dirija com o braço para fora do carro: além de diminuir a velocidade de suas reações, é infração punida com multa.

Dirija com o banco deitado: se o banco fica excessivamente deitado, suas reações também se tornam mais lentas, por conta do braço muito esticado e pode provocar incômodas dores nas cotas.

Use a luz de neblina quando não se tem neblina: a luz muito brilhante incomoda os motoristas que vêm atrás.

Fiquem atentos sempre com esses pequenos detalhes porque, mesmo sem querer, podemos estar prejudicando nosso bem estar e a vida útil das peças dos automóveis.

Notícias Automobilismo | Últimas Notícias do Mundo dos Autos

Tudo Sobre Transmissão | Visite Nossa Biblioteca Técnica Automotiva

  • Mecânica Básica
  • Como funciona um câmbio AT?
  • Transmissão Automática o Segredo!
  • Grande aula sobre Transmissão
  • Biblioteca do Reparador
  • Dados técnicos de Câmbios
  • Esquemáticas de Câmbios
  • Aulas básicas de reparação

Fale Conosco / Contato | Nossa Equipe Está Pronta para Ajudar

Email
Assunto
Mensagem
You are here: Página Inicial Você está: Biblioteca Você está: Dicas Automotivas Você está: Confira dicas para preservar o seu carro