Precauções para evitar danos no motor

  • Danos no motor - sempre que se declara que a falha da correia resulta em danos no motor, existe a possibilidade de que isso não tenha sucedido; assim, antes de desmontar a cabeça do motor, verifique as compressões.
  • Antes de desligar o cabo de massa da bateria, determine se o veículo está equipado com rádio codificado. Caso esteja, certifique-se de que o proprietário tem um registo desse código ou de que existe uma fonte de alimentação auxiliar ligada.
  • Antes de começar a trabalhar, desligue sempre o cabo de massa da bateria.
  • Desmonte as velas de ignição (motores a gasolina) ou as velas de incandescência (motores Diesel), para facilitar a rodagem do motor.
  • Rode sempre o motor na direcção normal de rotação (no sentido dos ponteiros do relógio, salvo indicação em contrário).
  • NUNCA rode o veio de excêntricos, a cambota ou a bomba injectora de Diesel depois de ter desmontado a correia dentada (salvo indicação em contrário).
  • NUNCA utilize cavilhas de afinação do ponto para bloquear o motor durante o desaperto ou aperto do(s) parafuso(s) da polia da cambota.
  • NUNCA rode a cambota a partir do veio de excêntricos ou a partir de outros carretos accionadores por meio da correia de accionamento.
  • NUNCA utilize líquidos de limpeza em correias, carretos ou roletes.
  • Certifique-se de que os dentes da correia de substituição têm o perfil correcto. Os tipos trapezoidal, curvilínea e curvilínea modificada NÃO são intercambiáveis.
  • NUNCA torça a correia forçando-a, nunca a vire de dentro para fora e nunca a dobre num raio inferior a 2,5 cm.
  • Verifique o alinhamento das polias.
  • Verifique se os acessórios como a bomba de água, a bomba de óleo e veio de equilíbrio rodam bem.
  • Verifique se o tensor e os rolos-guia rodam bem.
  • Antes de desmontar a correia, marque-a sempre com a direcção de deslocação.
  • Monte sempre as correias usadas de forma a que fiquem a rodar na direcção original.
  • NUNCA coloque a correia nos respectivos carretos usando uma alavanca ou forçando.
  • Depois de substituir a correia da distribuição, verifique sempre o ponto da bomba injectora Diesel - consulte a secção sobre injecção Diesel.
  • Respeite todos os binários de aperto. Verifique o ponto de ignição depois da substituição da correia - consulte os Dados Técnicos

Notícias Automobilismo | Últimas Notícias do Mundo dos Autos

Tudo Sobre Transmissão | Visite Nossa Biblioteca Técnica Automotiva

  • Mecânica Básica
  • Como funciona um câmbio AT?
  • Transmissão Automática o Segredo!
  • Grande aula sobre Transmissão
  • Biblioteca do Reparador
  • Dados técnicos de Câmbios
  • Esquemáticas de Câmbios
  • Aulas básicas de reparação

Fale Conosco / Contato | Nossa Equipe Está Pronta para Ajudar

Email
Assunto
Mensagem
You are here: Página Inicial Você está: Biblioteca Você está: Mecânica Básica Você está: Precauções para evitar danos no motor