Câmbio automático seqüencial

Queria saber o que é câmbio automático seqüencial

Esse tipo de câmbio é um modelo automático que pode também ser utilizado na função seqüencial, quando então passa a ser manual, comandado pelo motorista. Porém, esse “manual”, só troca as marchas em seqüência, ou seja, não dá para ir da terceira para quinta sem passar pela quarta. Gostaria de saber o que significa os sinais de - e + no câmbio automático com o exibido na primeira foto da matéria e quais suas funções.  Os sinais são utilizados quando o câmbio está na posição seqüencial, mais comumente chamado de Tiptronic – nome comercial utilizado pela Audi e Porsche.

Essa opção é indicada quando o motorista deseja fazer as trocas manualmente. O carro continua sem a necessidade de embreagem, mas as trocas precisam ser comandadas pelo motorista. O sinal de mais significa que, ao puxar a alavanca para trás, o automóvel vai subindo as marchas. Por exemplo, sai em primeira e o motorista puxa a alavanca e troca para segunda. Assim vai. O sinal de menos é o contrário, para reduzir. Por exemplo, se você está em quarta marcha e deseja fazer uma ultrapassagem, basta empurrar a alavanca para frente, nesse momento o câmbio reduz para terceira marcha. 

Existe a possibilidade de o carro com câmbio automático também pegar no tranco (empurrando) ou isso não é recomendável ou impossível de se fazer pelo fato do mesmo não oferecer esta alternativa?


Essa possibilidade não existe. Também, de forma geral não é aconselhada essa prática, mesmo em carros com câmbio manual.

Notícias Automobilismo | Últimas Notícias do Mundo dos Autos

Tudo Sobre Transmissão | Visite Nossa Biblioteca Técnica Automotiva

  • Mecânica Básica
  • Como funciona um câmbio AT?
  • Transmissão Automática o Segredo!
  • Grande aula sobre Transmissão
  • Biblioteca do Reparador
  • Dados técnicos de Câmbios
  • Esquemáticas de Câmbios
  • Aulas básicas de reparação

Fale Conosco / Contato | Nossa Equipe Está Pronta para Ajudar

Email
Assunto
Mensagem
You are here: Página Inicial Você está: Biblioteca Você está: Transmissão Automática Você está: Câmbio automático seqüencial